Como foi o #VForum2016 da VMware em São Paulo

goahead-vforum-vmware

Em setembro fiquei sabendo do fórum que a VMware iria realizar em São Paulo capital. Vi que seria interessante e fiz a minha inscrição. Próximo passo, ver deslocamento (busão ou avião) e não dei muita importância, afinal é um produto que eu não entrego para clientes e não conheço a fundo.

No dia 02 de Outubro ainda estava indeciso, ir ou não ir ao evento. No dia 03 pela manhã ainda estava indeciso, até que por volta de 14h resolvi. Irei ao VForum2016!!! Tudo resolvido, decisão tomada, hora de comprar as passagens de avião. O que? Ida e volta de Uberlândia ↔ São Paulo quase R$ 2.000,00? Isso mesmo, DOIS MIL REAIS!!!! Aí me quebra!

Como já havia tomado a decisão, agora é encarar o “busão”. Pra quem não conhece a viagem, é tranquila, porém são de 8 a 9 horas dentro do ônibus. Corri na rodoviária pra comprar a passagem e pra minha surpresa era a última disponível para o dia 03/10 às 20:00h. Passagens compradas, correria total, taxista doidão… #partiuSaoPaulo.

Ao chegar no evento, como sempre gosto de chegar mais cedo e pegar um lugar privilegiado, não havia praticamente ninguém. Passei pelo credenciamento e peguei o fone de ouvido com recepcionistas e atendentes com um sorriso no rosto desejando-me um Bom Dia!

Ao adentrar o espaço organizado para palestras fiquei impressionado com a organização do espaço, ficou muito bem distribuído. O espaço era arredondado, no meio o palco em forma de triângulo para os palestrantes, ao redor cadeiras para ouvintes de todos os lados e atras das cadeiras, standes de patrocinadores e parceiros.

Depois de um longo período de espera, afinal cheguei cedo demais, começou o VForum2016. Uma abertura feita pelo Bruno Romano contando sobre a experiência de viajar para o Vale do Silício e falando sobre empreendedorismo, fazer o que realmente te da prazer, autoestima, tecnologia, pensar no futuro tecnológico, etc. A palestra foi bem dinâmica e o assunto empolgante.

Após a palestra do Bruno Romano foi a vez do Fabio Costa (General Manager VMware Brasil falando sobre tendências de mercado, novos negócios e o que a VMware Brasil espera para o futuro. Fábio Costa convidou alguns clientes e parceiros para o palco para dar propriedade ao que ele discursava. Foi um bate papo dinâmico onde demostraram cases de sucesso aqui no Brasil.

Chegou o momento do ápice do evento. O Pat Gelsinger (CEO VMware) veio ao Brasil exclusivamente para o evento. Ele falou sobre o futuro da tecnologia, tudo irá pra nuvem. Mostrou uma comparação de 2006 à 2016 o quanto a nuvem se tornou eficaz. Além de mostrar em números, projetou o crescimento até 2030. Os números foram surpreendentes, 50% de toda a Tecnologia da Informação estará em nuvem, seja ela pública, privada ou hibrida.

Após a apresentação do Pat Gelsinger, começaram as palestras de temas variados, nada muito técnico. As palestras foram voltadas para o âmbito comercial, ou seja, apresentar os benefícios dos produtos aos participantes. Além da VMware outros parceiros apresentaram os seus produtos tais como: Trend Micro, Fortinet, IT One, dentre outras.

Durante as palestras dois pontos me chamaram a atenção; o primeiro, a qualidade dos apresentadores. O segundo, o sistema de apresentação, não existia salas fechadas, era tudo junto e misturado. Como o palco foi posicionado no centro do salão ficaram três palestrantes, cada um voltado para seu público e para escutarmos os palestrantes foram entregues fones de ouvido. Então, eu tinha que me posicionar a frente do palestrante para ver os slides e o próprio palestrante. Para escutar o áudio foi só sintonizar o fone de ouvido na frequência em que o apresentador estava. O legal é que enquanto eu tomava uma água ou um café ainda escutava o palestrante, sem nenhuma interrupção.

Conhecer os parceiros e patrocinadores do evento

Havia alguns players que sinceramente (desculpe a franqueza), nunca tinha ouvido falar, mas foi de grande valia conhecê-los. Passei estande por estande e conversei com todos que estavam dispostos a receber-me e apresentar-me suas soluções. Fiquei espantado com a quantidade de soluções voltada para cloud VMware. E o resultado das visitas não poderia ser melhor, muitos cartões de visita, muito material em mãos para estudar e a certeza de que foi de grande valia a participação do evento, buscando sempre parcerias e ferramentas ágeis e dinâmicas.

Resumo da Ópera:

O mundo da tecnologia está alinhado, todos estão no caminho da Cloud, independente se é Microsoft, Google, VMware, IBM; todos disponibilizam soluções em Cloud para agilizar a entrega pelos administradores e levar ao usuário a melhor experiência possível e segura, seja ela de um notebook, tablet ou smartphone.

A VMware preocupa-se muito com a parte de segurança das informações, sejam elas trafegadas por redes virtuais, desktops, VDI’s e até mesmo as informações em smartphones.

Com esse evento a VMware despertou em mim um interesse em estudar as soluções disponibilizadas no mercado. Agora é arregaçar as mangas, estudar e montar os laboratórios.

Obs.: Esse post foi escrito durante as 9h de viagem de ônibus de volta. 🙂

Surgiu alguma dúvida ou quer compartilhar algo referente ao evento? Comente esse post logo abaixo.

Abraços e até o Microsoft Tech Summit em novembro!!!

 

MTI Group

Curta a pagina do MTI no Facebook e fique por dentro dos eventos, posts e comunicados da comunidade.

The following two tabs change content below.
Com mais de 15 anos de experiência em tecnologias Microsoft Flavio Ferreira é Cloud Solutions Architect na empresa SYN IT e instrutor Microsoft Certificado (MCT). Nomeado pela Microsoft como MCT Regional Lead no Brasil. Formado em Redes de Computadores e pos-graduando em Gerenciamento de Projetos. Grande experiência em planejamento, execução e acompanhamento de projetos em pequenas, medias e grandes empresas. Realização de suporte elevado, administração e resolução de chamados de incidentes de servidores Microsoft.  Mantém um blog técnico (www.TiComUai.com.br) além de ministrar palestras, treinamentos e criar conteúdo técnico de capacitação na plataforma Microsoft. Tem como foco as tecnologias: Windows Server, Virtualization e Cloud Computing. Especializações em Windows Server System; Hyper-V, Azure e Office 365. Mantem as certificações MCTS, MCSA, MCITP, MS, MCPS e MCT.

Latest posts by Flavio Ferreira (see all)

4 thoughts on “Como foi o #VForum2016 da VMware em São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *