Como verificar estatísticas de zonas no DNS através do PowerShell

MTI (Mixed Technology Influencers) na área!!!

logo_colorUm leitor do blog enviou uma pergunta sobre como verificar as estatísticas de zonas do servidor DNS através do PowerShell. Os cmdlets são bem simples e mostra bastante informações do que há em seu servidor DNS. Segue abaixo:

  • Armazene o nome da Zona de DNS em uma variável. Obs.: Não esqueça de alterar o nome da zona do DNS.

$stat = Get-DnsServerStatistics -zonename TiComUai.local

  • Exibir informações fornecidas para os seguintes tipos de registros: A, AAAA, PTR, CNAME, MX, AFSDB, ATMA, DHCID, DNAME, HINFO, ISDN ….
$stat.ZoneQueryStatistics | Format-Table
01
  • Exibir informações sobre as transações de transferência de zona AXFR e IXFR
$stat.ZoneTransferStatistics| Format-Table
02
  • Exibir informações sobre as transações da zona de atualizações dinâmicas:

$stat.ZoneUpdateStatistics| Format-Table

03

Até a próxima.. 😉
The following two tabs change content below.
Com mais de 15 anos de experiência em tecnologias Microsoft Flavio Ferreira é Cloud Solutions Architect na empresa SYN IT e instrutor Microsoft Certificado (MCT). Nomeado pela Microsoft como MCT Regional Lead no Brasil. Formado em Redes de Computadores e pos-graduando em Gerenciamento de Projetos. Grande experiência em planejamento, execução e acompanhamento de projetos em pequenas, medias e grandes empresas. Realização de suporte elevado, administração e resolução de chamados de incidentes de servidores Microsoft.  Mantém um blog técnico (www.TiComUai.com.br) além de ministrar palestras, treinamentos e criar conteúdo técnico de capacitação na plataforma Microsoft. Tem como foco as tecnologias: Windows Server, Virtualization e Cloud Computing. Especializações em Windows Server System; Hyper-V, Azure e Office 365. Mantem as certificações MCTS, MCSA, MCITP, MS, MCPS e MCT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *