Guia de estudos 70-533 – Implementing Microsoft Azure Infrastructure Solutions

Fala pessoal!!! A pergunta de hoje é: Como anda os seus estudos?

Não é segredo para ninguem que nuvem está “quente” no mercado. E quem ficar fora dessa onda não conseguirá se destacar no mercado. E não é diferente com o Microsoft Azure, uma plataforma completa com inúmeros serviços que poderão ser consumidos a um preço justo, um preço que qualquer empresa consegue pagar.

Depois que escrevi o post Como me certificar em Microsoft Azure  recebi vários pedidos como: Onde você estudou? Como você estudou? Qual material utilizou?

Pois bem, vou descrever um pouco de minha historia para conseguir me certificar em Azure e dar algumas dicas.

1 – Horário de estudos

Crie um hábito. Quando quero certificar-me em alguma ferramenta tiro 1 hora por dia, isso mesmo apenas 1 hora, para estudar. Prefiro estudar na primeira hora do dia, entre 8:00h e 9:00h. Na antiga empresa que trabalhava solicitei ao gestor e me concederam essa hora. Solicite à sua empresa também! Se o gestor quiser que você cresça dentro da empresa e na carreira ele não vai recusar.

2 – Teoria

Estudar teoria é chato né! Concordo com você, prefiro a prática. Porém há definições que são cobradas no exame que não são aprendidas na pratica. Você terá que dedicar-se muito na leitura de artigos, posts e livros. É uma tarefa árdua, mas quando partir para a prática verá que tudo aquilo que você leu faz todo o sentido. Você agora não faz um procedimento encontrado na internet sem saber o que está fazendo, mas faz porque entende o problema e sabe como resolve-lo.

3 – Prática

Pra mim é a parte mais gostosa dos estudos. Subir laboratórios, iniciar e parar servidores, publicar apps, configurar roteamentos, resolver erros, configurar permissões, etc. É aqui que você vai aplicar o que aprendeu na teoria. Faça muitos laboratórios, muitos, varios, inúmeros… Porque enfatizo? Porque é no laboratório que você vai fixar e aplicar todo o seu conhecimento. É no laboratório que você irá gravar os cmdlets do PowerShell e entender scripts, verá que iniciar uma maquina virtual no Azure não é só Next, Next, Finish, verá que Azure também tem erros e o troubleshooting é inevitável. 🙂

4 – Material para estudo

Encontrar material bom e organizado é dificil na internet.

Tudo começa pelo site oficial do exame da Microsoft. É onde você terá um guia atualizado do que será cobrado no exame. O site é https://www.microsoft.com/pt-br/learning/exam-70-533.aspx.

Quando estudei usei muito o site do AzureMan. O @bertwolters organizou um material de primeira para ajuda-lo na certificação. “Foi o meu guia!” 🙂

Gosto muito também do livro Exam Ref 70-533 Implementing Microsoft Azure Infrastructure Solutions é um livro direto ao ponto, sem aquele “lenga, lenga”. E é um livro razoavelmente barato.

Não podemos esquecer também de todo o material que o proprio site do Azure disponibililza. https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/

E para finalizar as indicações. Deixo também um site para realizarem laboratórios sem precisar de uma conta do Azure. O site disponibiliza uma série de laboratórios que você poderá divertir muito. O site é o HandOnLab

 

Espero ajudá-lo a dar mais um passo em sua carreira. Bons estudos e uma ótima prova!

Qualquer dúvida, só deixar nos comentários. E não deixe de compartilhar, alguém está procurando por esse material.

The following two tabs change content below.
Com mais de 15 anos de experiência em tecnologias Microsoft Flavio Ferreira é Cloud Solutions Architect na empresa SYN IT e instrutor Microsoft Certificado (MCT). Nomeado pela Microsoft como MCT Regional Lead no Brasil. Formado em Redes de Computadores e pos-graduando em Gerenciamento de Projetos. Grande experiência em planejamento, execução e acompanhamento de projetos em pequenas, medias e grandes empresas. Realização de suporte elevado, administração e resolução de chamados de incidentes de servidores Microsoft.  Mantém um blog técnico (www.TiComUai.com.br) além de ministrar palestras, treinamentos e criar conteúdo técnico de capacitação na plataforma Microsoft. Tem como foco as tecnologias: Windows Server, Virtualization e Cloud Computing. Especializações em Windows Server System; Hyper-V, Azure e Office 365. Mantem as certificações MCTS, MCSA, MCITP, MS, MCPS e MCT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *