Retrospectiva dos ultimos meses

Já começo esse post com um desafio “minerês”. Você sabe o que é um “Murundu de minguá toada”?

Se você sabe, deixe nos comentários, o próximo post será sobre esse tema.

Vamos deixar de bla, bla, bla e vamos ao post. Hoje conversando com um amigo “das antigas” ele me perguntou se eu havia feito muitas palestras nos últimos 12 meses. Pensei! Pensei! E respondi que não. Ao terminar a conversa no caminho de casa comecei a buscar na memória toda a minha trajetória em 2016/2017, lembrei de algumas palestras em eventos de faculdades e ações do grupo MTI (Mixed Technology Influencer). Não convencido das lembranças de minha memória comecei a vasculhar meu Facebook (www.facebook.com/flaviolucioqf), o Facebook do TI com Uai (www.facebook.com/TIComUai), fotos e o Blog.

A surpresa que tive foi muito gratificante, veja os eventos, palestras e webcasts que participei:

Palestra “Como ganhar dinheiro com nuvem”

Essa palestra foi uma das melhores que montei até hoje. Mostra na pratica como montar um servidor virtual no Azure (Windows ou Linux), como submeter uma aplicação para o Azure e como manter os dados seguros com o Azure Backup. No fim da palestra demonstro aos participantes onde e como vender os serviços ( horas de trabalho ou contratos mensais), e quais segmentos podem ser explorados para cada produto.

Onde foram realizadas?

 XII InfoWeek – UNIPAM

Semana de Tecnologia Unicerp

Publico participante: ~220 estudantes

 

Palestra “[MTI] DreamSpark | Azure”

A palestra é direcionada para estudantes que interessam em mergulhar no universo Cloud Microsoft. Os estudantes assistiram na pratica como consumir os recursos do Microsoft Azure e após a palestra, todos que participaram ganharam um voucher do Azure com direito a utilização por 1 ano. Foi uma ação nacional promovida pelo grupo MTI (Mixed Technology Influencers). Foram várias palestras realizadas pelo Brasil por integrantes do grupo.

Onde foram realizadas

Fachtus Uberaba – MG

Unipac Uberlândia – MG

Unicerp Patrocínio – MG

Publico participante: ~180 estudantes

 

Global Azure BootCamp

Esse evento acontece mundialmente no mesmo dia. É um evento onde o participante coloca a “mão na massa”. Os participantes tem contato direto com o Microsoft Azure além de conhecer recursos e fazer o Networking com profissionais de todas as áreas, sejam eles de desenvolvimento, infra ou banco de dados. Organizei junto com o Bruno Maestro os eventos de 2015 e 2016 em Uberlandia e foi um grande sucesso.

Onde foi realizado:

Global Azure BootCamp 2016 – Uberlandia MG

Publico participante: ~45 profissionais e estudantes

Outros Eventos

Um dos grandes aprendizados que tive na carreira de empreendedorismo foi em uma viagem de Uberlandia à Patos de Minas com o Rafael Bernardes. Foram seis horas de conversa muito produtiva e motivadora sobre carreira, tecnologia e empreendedorismo. Aí você deve estar pensando: “O que o Rafael estava fazendo no interior de Minas?”. Vou explicar.

Fazemos parte do grupo MTI e em uma de nossas reuniões convidei-o para palestrar em Uberlandia-MG. Lembro que na época não consegui subsídios para trazê-lo. Aí passado alguns dias encontrei com o Sandro Matias coordenador do curso de Sistemas de Informação do UNIPAM (Patos de Minas) e conversando, ele comprou a ideia de trazer o Rafael para Patos de Minas. A palestra apresentada foi “O que fazer após a formação”. Foi uma das melhores palestras que assisti  de Empreendedorismo em TI. Foi sucesso entre os alunos!!!

E foi assim a aventura do Rafael, acredito que até hoje ele lembra de como foi a viagem (rs).

 

Outro evento que venho participando ativamente é o Meetup MCT. É um evento fechado apenas para quem mantem a certificação de MCT (Microsoft Certified Trainer). Esse evento é organizado pelos MCT Regional Leads. Nos Meetups falamos sobre novidades do programa MCT, dificuldades enfrentadas pelos profissionais, troca de experiências e coleta de informações, elogios e reclamações a serem enviadas à Microsoft e muito mais.

Já foram realizados dois MCT Meetups.

No primeiro falei sobre os Benefícios para MCTs. Benefícios que a Microsoft e parceiros oferecem aos profissionais.

Benefícios para MCTs

No segundo falei sobre novos benefícios anunciados pela Microsoft no evento Tow Hall.

O que aconteceu no MCT Tow Hall

 

Enfim, essas foram algumas ações realizadas durante os últimos meses. Espero que 2017 possa palestrar e trocar conhecimento com muito mais alunos e profissionais.

 

Curta a fanpage do TI Com Uai e do MTI (Mixed Technology Influencers)

 

Um grande abraço e até a próxima.

The following two tabs change content below.
Com mais de 15 anos de experiência em tecnologias Microsoft Flavio Ferreira é Cloud Solutions Architect na empresa SYN IT e instrutor Microsoft Certificado (MCT). Nomeado pela Microsoft como MCT Regional Lead no Brasil. Formado em Redes de Computadores e pos-graduando em Gerenciamento de Projetos. Grande experiência em planejamento, execução e acompanhamento de projetos em pequenas, medias e grandes empresas. Realização de suporte elevado, administração e resolução de chamados de incidentes de servidores Microsoft.  Mantém um blog técnico (www.TiComUai.com.br) além de ministrar palestras, treinamentos e criar conteúdo técnico de capacitação na plataforma Microsoft. Tem como foco as tecnologias: Windows Server, Virtualization e Cloud Computing. Especializações em Windows Server System; Hyper-V, Azure e Office 365. Mantem as certificações MCTS, MCSA, MCITP, MS, MCPS e MCT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *