Como configurar resposta automática para usuários no Exchange Online

Fala Pessoal!!! E o fim do ano está chegando. Recesso de fim de ano, festas, festas e mais festas. Sei, você deve estar pensando “Sacanagem Flavio, estou trabalhando dobrado. Nem sei quando vou parar”.

E para completar nossa rotina de fim de ano sempre tem aquele pedido do usuário “Configura a reposta automática do Outlook para mim”. Aí você pensa! Imagina se todos da minha organização pedisse a mesma coisa?

Eu diria “Simples meu caro, bem simples. Você resolve esse problema em minutos”

Resultado de imagem para como assim?

Vamos deixar de lenga lenga e bora trabalhar: 🙂

No Exchange Online (assim como no Exchange Server 2016) possui um cmdlet que é descrito abaixo:

“O cmdlet Set-MailboxAutoReplyConfiguration define as configurações de Respostas Automáticas para uma caixa de correio específica”

Na pratica você usará o seguinte script:

#Conecta no Office 365
$LiveCred = Get-Credential
$Session = New-PSSession -ConfigurationName Microsoft.Exchange -ConnectionUri https://ps.outlook.com/powershell/ -Credential $LiveCred -Authentication Basic -AllowRedirection
Import-PSSession $Session

#Configura Resposta Automática
Set-MailboxAutoReplyConfiguration flavio@synit.com.br –AutoReplyState Scheduled –StartTime “12/23/2017” –EndTime “01/01/2018” –InternalMessage<html><body>Caros parceiros,<br> A SYN IT estará em recesso entre os dias 24/12/17 a 01/01/2018. Para assuntos urgentes favor entrar em contato através do WhatsApp (34) 98848-8195.<br>Um ótimo natal e um feliz Ano Novo!<br></body></html>” –ExternalMessage<html><body>Caros parceiros,<br> A SYN IT estará em recesso entre os dias 24/12/17 a 01/01/2018. Para assuntos urgentes favor entrar em contato através do WhatsApp (34) 98848-8195.<br>Um ótimo natal e um feliz Ano Novo!<br></body></html>”

 

Na pratica, a primeira parte do script “Conecta no Office 365” faz a conexão para que você execute cmdlets em seu Exchange Online.

Na segunda parte está o script que realiza a configuração das resposta automáticas, segue uma breve explicação dos parâmetros:

Identity: Identifica a mailbox

AutoReplyState: Configurado como Scheduled para definir uma data de agendamento

StartTime: Data de inicio de envio da resposta automática (fique atento, o padrão usado é MM/DD/AAAA)

EndTime: Data de termino de envio da resposta automática (mesmo padrão usado em StartTime)

InternalMessage: Envia mensagem do tipo HTML para remetentes de DENTRO da sua organização

ExternalMessage: Envia mensagem do tipo HTML para remetentes de FORA da sua organização

 

Podemos ainda aprimorar o uso do script como executa-lo para todos os usuários da empresa:

get-mailboxSet-MailboxAutoReplyConfiguration flavio@synit.com.br –AutoReplyState Scheduled –StartTime “12/23/2017” –EndTime “01/01/2018” –InternalMessagetexto” –ExternalMessagetexto”

 

Ou ainda configurar a resposta automática apenas para alguns colaboradores através de um arquivo CSV.

O arquivo CSV deverá ter apenas um campo chamado “UserPrincipalName” onde você alimentará com o e-mail dos seus usuários. O script ficará da seguinte forma:

Import-Csv c:\o365\ConfigRespAutomatica.csv | ForEach-Object {Set-MailboxAutoReplyConfiguration -UserPrincipalName $_.UserPrincipalName –AutoReplyState Scheduled –StartTime “12/23/2017” –EndTime “01/01/2018” –InternalMessage “texto” –ExternalMessage “texto”}

 

Quer o script pronto para executar? Baixe-o aqui.

 

Referência: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd638217(v=exchg.160).aspx

Um grande abraço e até o próximo post. 😉

The following two tabs change content below.
Com mais de 15 anos de experiência em tecnologias Microsoft Flavio Ferreira é Cloud Solutions Architect na empresa SYN IT e instrutor Microsoft Certificado (MCT). Nomeado pela Microsoft como MCT Regional Lead no Brasil. Formado em Redes de Computadores e pos-graduando em Gerenciamento de Projetos. Grande experiência em planejamento, execução e acompanhamento de projetos em pequenas, medias e grandes empresas. Realização de suporte elevado, administração e resolução de chamados de incidentes de servidores Microsoft.  Mantém um blog técnico (www.TiComUai.com.br) além de ministrar palestras, treinamentos e criar conteúdo técnico de capacitação na plataforma Microsoft. Tem como foco as tecnologias: Windows Server, Virtualization e Cloud Computing. Especializações em Windows Server System; Hyper-V, Azure e Office 365. Mantem as certificações MCTS, MCSA, MCITP, MS, MCPS e MCT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *