Fantástico! Assim foi o GAB 2017 em Patos de Minas

gab2017

Caros amigos leitores do TI Com Uai. Os alunos, ex-alunos do UNIPAM e a comunidade de Patos de Minas mais uma vez me surpreendeu com o entusiasmo e a sede de aprender novas tecnologias.

Não existe outra palavra para descrever o Global Azure BootCamp 2017 em Patos de Minas a não ser FANTÁSTICO!. E porque digo isso? A estrutura (auditorio e laboratórios) que o UNIPAM disponibilizou foi excelente; a Cedro Technologies oferecendo vagas de estágio para os participantes, a SYN IT propondo parcerias com os estudantes onde todos ganham $$$ e o coordenador do curso de Sistemas de Informação Sandro Matias prestando todo aquele apoio em tudo que precisávamos.

O GAB 2017 em Patos de Minas começou às 08:30 com apresentação dos patrocinadores (globais e regionais). Em seguida partimos para a primeira de três palestras, a Introdução ao Microsoft Azure. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do conceito de nuvem e alguns produtos que o Azure oferece aos clientes.

Logo após a Introdução os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as Maquinas Virtuais no Azure, uma grande quantidade de sistemas operacionais Linux e Microsoft; como já esperado, alguns alunos não acreditavam que poderíamos implementar um servidor Linux em ambiente Microsoft. Sendo assim, apenas disse: “Aguardem! A tarde faremos na prática”. 🙂  Foi sensacional a palestra! Uma imersão em conceitos da infraestrutura de Máquinas Virtuais do Azure.

Finalizada a parte de máquinas virtuais, vieram Azure Backup e Azure Site Recovery. Sempre que vou falar sobre backup em minhas palestras começo com a pergunta: “O seu último backup foi realizado com sucesso?”. Como esperado, a resposta é Sim! Continuo com a segunda pergunta: “Você garante o restore dos dados?”. É aí que começa os desvios de olhares. Isso é um grande erro do profissional de TI, não fazer testes de restore dos dados frequentemente. E só descobrem que o backup não é funcional quando precisam dele. Mas voltando para a palestra sobre Backup, vimos muita teoria, muita informação, o que é suportado, benefícios, problemas enfrentados, etc. Em Azure Site Recovery foi uma surpresa para a maioria, vários participantes não sabiam que podem colocar o seu ambiente operacional, depois de um desastre, em poucos minutos utilizando recursos de nuvem.

E assim encerramos a primeira etapa do Azure BootCamp 2017 Patos de Minas. Partimos para o almoço e retornamos em breve.

Na segunda etapa da nossa viagem ao Azure os participantes colocaram a mão na massa. Em um laboratório espetacular que o UNIPAM disponibilizou todos os participantes do evento tiveram a oportunidade de subir um servidor Linux com sistema operacional Ubuntu e publicar uma aplicação. Olha o que eu disse, todos os participantes! Ninguem ficou de fora!

Dando seguimento, partimos para a publicação de uma aplicação usando o FTP. Foi um sucesso! Todos conseguiram finalizar os laboratórios. Como é prazeroso ver o rosto de quem consegue realizar um desafio! E foi naquele momento vi vários sorrisos e suspiros de vitória de alguns alunos que nunca tinham visto o portal do Azure publicando uma aplicação na Web. Para eles é como se tivessem ganhado um grande prêmio, mal sabem eles que ao ver estes sorrisos ou alguma demonstração de vitória, o grande prêmio quem ganha sou eu. 🙂

Por fim comecei a me despedir do pessoal, agradecer a presença de todos até que fui interrompido por alguns participantes com a pergunta: “Flavio, você não pode demonstrar como é o funcionamento do Azure Backup?”

Ao perceber o interesse para conhecer um pouco mais sobre o Azure. Não hesitei e abri o portal do Azure, foram mais 30 minutos de demonstração do Azure Backup.

S E N S A C I O N A L, que turma!!!

Agora sim, hora de finalizar. 🙂 Voltamos aos agradecimentos, tivemos sorteio de brindes, um lanche caprichado patrocinado pela Microsoft DX e aquele até breve a todos. Claro que voltarei. 🙂

Quem participou, gostou muito do Azure BootCamp 2017, quem não participou “se liga” em 2018.

Ah! Já ia me esquecendo. Como estávamos esperando 100 participantes sobraram muitos lanches da Subway. Sandro e eu doamos para a Casa das Meninas de Patos de Minas. Afinal, todo dia é dia de cuidar do próximo.

Lição do dia: Vamos deixar o individualismo e o egoísmo de lado. Afinal, se cada um fizer a sua parte teremos um mundo muito melhor.

Um grande abraço, curta as fotos do evento e vamos para o Azure.

 

Patrocinadores do evento:

apoio

The following two tabs change content below.
Com mais de 15 anos de experiência em tecnologias Microsoft Flavio Ferreira é Cloud Solutions Architect na empresa SYN IT e instrutor Microsoft Certificado (MCT). Nomeado pela Microsoft como MCT Regional Lead no Brasil. Formado em Redes de Computadores e pos-graduando em Gerenciamento de Projetos. Grande experiência em planejamento, execução e acompanhamento de projetos em pequenas, medias e grandes empresas. Realização de suporte elevado, administração e resolução de chamados de incidentes de servidores Microsoft.  Mantém um blog técnico (www.TiComUai.com.br) além de ministrar palestras, treinamentos e criar conteúdo técnico de capacitação na plataforma Microsoft. Tem como foco as tecnologias: Windows Server, Virtualization e Cloud Computing. Especializações em Windows Server System; Hyper-V, Azure e Office 365. Mantem as certificações MCTS, MCSA, MCITP, MS, MCPS e MCT.

Latest posts by Flavio Ferreira (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *