Como me certificar em Microsoft Azure

azuresinglepack

Já há algum tempo venho recebendo dos seguidores do blog TI Com Uai dúvidas referentes a certificação de Azure. Como me certificar? Qual treinamento você indica? E Como me preparar para o mercado? Vou discorrer um pouco sobre o assunto e dar algumas dicas para quem quer trilhar o caminho “das nuvens”.

1 – Como me certificar em Microsoft Azure?

Primeiro, o que significa a palavra CERTIFICAÇÃO? Segundo o site www.dicio.com.br, certificação significa “Asserção da realidade ou verificação de um fato”.

Portanto, a certificação vai comprovar, certificar o que você sabe sobre o Microsoft Azure e não o contrário. Muita gente pensa que certificação serve para aprender a trabalhar com a ferramenta, muito pelo contrário ela serve para comprovar, repito, comprovar que o administrador conhece profundamente e que já tem pratica com o Microsoft Azure.

Aí você deve pensar. Ok Flavio! Então você está me dizendo que se não conheço de Azure tenho que estudar, praticar, passar por laboratorios estressantes, conhecer profundamente o Azure, ter experiência em ambiente de produção para depois tentar me certificar?

Isso mesmo meu caro. Se fizer o contrário será muito difícil você ser aprovado e digo ainda mais, quando tiver de frente com o problema no cliente, a certificação não valerá de nada e sim o seu conhecimento!! 😉

Chega de blá, blá, blá! Let’s Go!

O primeiro passo é o conteúdo técnico. Você pode encontrar muito fácil na Internet, basta ir no “buscador coloridinho” e digitar o número do exame, aqui estão elas:

Exam 70-473: Designing and Implementing Cloud Data Platform Solutions
Exam 70-475: Designing and Implementing Big Data Analytics Solutions
Exam 70-532: Developing Microsoft Azure Solutions
Exam 70-533: Implementing Microsoft Azure Infrastructure Solutions
Exam 70-534: Architecting Microsoft Azure Solutions

Não pense que irá encontrar uma montanha de materiais de estudo em português. Infelizmente não temos muitos artigos ou tutoriais em nosso idioma. Você terá que estudar em Inglês mesmo. Mas aí vem a pergunta: Por quê estudar em Português se a prova será aplicada em Inglês?

2 – Indicação de Treinamentos

Os treinamentos que sempre indico para quem quer tirar certificação são os Oficiais Microsoft ou treinamentos desenvolvidos por especialistas já certificados. Procure sempre pesquisar tanto sobre o Centro de Treinamento quanto os instrutores. O que muita gente não faz e é o principal.

Você também não pode deixar de lado a variedade de Webcasts que ocorrem com muita frequência. São uma ótima fonte de estudo! Já reserve sua agenda para o dia 20/12 às 10:00h. Primeiro Webcast TI Com Uai falando de Azure!!!!

Eu te faço a seguinte pergunta. Quando você vai comprar seu computador ou notebook você entra na primeira loja que vê e compra? Pede o equipamento porque ele é bonitinho sem olhar as configurações ou analisa todos os aspectos?

O mesmo deve ser feito com um treinamento, você não pode comprar um treinamento só porque ele é “bonitinho” ou porque todo mundo está fazendo ele. Seja consciente!!!

Então onde procurar um treinamentos?

banner-synit

3 – Como realizar a prova de certificação

Você pode optar por realizar a prova de certificação dentro de um Centro de Treinamento Microsoft ou realizar a prova em sua própria residência ou escritório.

A Microsoft hoje, através da Person Vue, aplica a prova via internet. Claro que existem várias regras para manter a segurança do exame como: ninguém pode entrar na sala durante o exame, não pode ter nada em cima da mesa além do computador, você nao pode ler a prova em voz alta e claro, não pode ocorrer quedas na internet, dentre outras.

Muitas pessoas já reclamaram desse exame em casa/escritório. Já realizei 9 exames e nunca tive nenhum problema. Sempre finalizei todos com sucesso!

Você pode obter mais detalhes pelo link: https://www.microsoft.com/pt-br/learning/default.aspx

DICA DE DESCONTOS PARA EXAMES AZURE

Se você está lendo esse artigo, é porque tem interesse em fazer um exame de Azure e veja a novidade que a Microsoft preparou.

Estudo Grátis de Azure = Contempla certificado de conclusão dos treinamentos

Azure Single Pack = MCP exam + Retake + Practice test ………………………. U$  99,00

Azure Triple Pack = 3 MCP exams + Retakes + 3 Practice tests ………………. U$ 279,00

É uma excelente oportunidade pois só o exame, sem o Retake ou Pratice teste tem o custo de U$ 100,00.

Para saber mais sobre a promoção acesse o link oficial:

https://partner.microsoft.com/pt-BR/azureskills

Veja também um ótimo artigo falando sobre os planos acima:

https://blogs.partner.microsoft.com/mpn/new-cloud-trainings-for-next-generation-tech-professionals/

E lembre-se sempre!!!

Se você acha a educação cara, experimente a ignorância.” (Derek Bok)

 

Curta e compartilhe a página do Blog TI Com Uai e fique por dentro de todas as novidades!!!

The following two tabs change content below.
Com mais de 15 anos de experiência em tecnologias Microsoft Flavio Ferreira é Cloud Solutions Architect na empresa SYN IT e instrutor Microsoft Certificado (MCT). Nomeado pela Microsoft como MCT Regional Lead no Brasil. Formado em Redes de Computadores e pos-graduando em Gerenciamento de Projetos. Grande experiência em planejamento, execução e acompanhamento de projetos em pequenas, medias e grandes empresas. Realização de suporte elevado, administração e resolução de chamados de incidentes de servidores Microsoft.  Mantém um blog técnico (www.TiComUai.com.br) além de ministrar palestras, treinamentos e criar conteúdo técnico de capacitação na plataforma Microsoft. Tem como foco as tecnologias: Windows Server, Virtualization e Cloud Computing. Especializações em Windows Server System; Hyper-V, Azure e Office 365. Mantem as certificações MCTS, MCSA, MCITP, MS, MCPS e MCT.

3 thoughts on “Como me certificar em Microsoft Azure

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *